Sendo o professor um comunicador, por excelência, seria impensável pensar num programa de “Formação de Professores”sem a leccionação de um módulo sobre comunicação e, mais concretamente, sobre novas tecnologias.
As novas estradas da informação devem estar abertas a todas as pessoas e não excluir ninguém do conhecimento (Info - Exclusão). Assim, a classe docente, a escola, não pode correr o risco de fechar as portas à Sociedade da Informação e os que já tinham chegado à “Galáxia Guttemberg”devem reciclar-se urgentemente.
Partindo do pressuposto que é necessário criar uma nova alfabetização, uma nova literacia informática, a 1ª Oficina Temática foi subordinada ao tema: "A utilização das TICE como recurso de aprendizagem da língua".
Nesta sessão, os docentes foram informados sobre:
-o modo de utilização das tecnologias para desenvolver competências interdisciplinares, em Língua Portuguesa, nas crianças;
-as aprendizagens que se realizam nos “diferentes espaços potenciais de aprendizagem” ;
-do modo como devem servir-se dos materiais destinados ao grande público para levar as crianças a ler e escrever mais e melhor.
Paralelamente, foram apresentadas, a título de exemplo, algumas propostas de actividades para serem postas em prática nas aulas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário